Associação de Desenvolvimento de Fafião

A vezeira

       A vezeira consiste na junção dos rebanhos duma aldeia para serem pastoreados em terrenos comuns – baldios. É baseada no agrupamento dos proprietários de gado, seguindo regras estabelecidas de funcionamento desta forma comunitária, transmitidas de geração em geração. O papel principal de todos os membros da vezeira é conduzir o rebanho à vez.



A Vezeira da rês

       Cada proprietário deverá pastorear o gado caprino um número de dias proporcional aos seus efectivos. No caso da vezeira da rês, em Fafião, de 18 a 22 cabeças implicarão a obrigação de guardar um dia durante o período total. Se um proprietário possuir apenas 10 cabras, irá uma vez numa circulação, ficando dispensado para o período seguinte. O pastor, normalmente acompanhado por um cão volta, ao fim do dia, com o rebanho para a aldeia. Nos meses de Verão, a partir do primeiro dia do Junho, os animais,após o dia de pastagem, pernoitam na serra num curral bem acercado. Quanto ao pastor, volta para passar a noite na aldeia.




A Vezeira das vacas

      A associação desta vezeira é constituída pelos representantes das famílias envolvidas, tem actualmente catorze membros. A vezeira é regida por regras específicas, efectuada entre Maio e Setembro, utilizando em comum os terrenos baldios das serras e o touro de cobrição. Um participante deverá guardar o rebanho um número de vezes aproximadamente proporcional ao número de cabeças que possui. No caso de Fafião, dois bovinos correspondem a um dia a guardar o rebanho num sistema rotativo. No caso de possuir, por exemplo, 3 cabeças de gado, deverá num ciclo guardar uma vez e no ciclo seguinte duas vezes chamado o "Pernão". O número de rodas numa época dependerá do número total de participantes e de cabeças de gado. Os participantes que vão iniciar a guarda do gado deverão subir de tarde, de modo a que seja possível às pessoas que se encontram na serra descer à aldeia antes de anoitecer.


Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Copyright Associação de Vezeira @ 2010 by Jorge Sousa