Caminhadas Épicas

Um dia pela Serra com a Associação

   Já fazia alguns meses, a Associação Vezeira de Fafião deixou de mostrar o território aos seus visitantes, de explicar a vivência de Serra, de colocar os nossos visitantes em contacto com as populações quer na aldeia, quer dentro da Serra por motivos da força de maior que todos entendemos, 2020 foi um ano muito complexo, nunca quisemos o árduo fardo da incerteza e irresponsabilidade a trazer para os nossos um perigo ainda muito desconhecido. Mas as coisas mudaram em 2021 com o programa de vacinação, com uma maior informação, então era tempo de regressar.

   Este ano começamos desta forma, com o Jan e a Ellis, um incrível Tour pelo território Fafioto em contacto com as tradições, com a cultura e com a natureza. Deixamos aqui o registo de algo que poderia ser um dia normal de caminhadas com empresas, mas que foi perpetrado por locais com recurso a locais. O avanço do turismo é num sentido, o da aldeia de Fafião, somos nós responsáveis por apresentar a terra a quem no venha visitar, somos nós responsáveis pelo que levam na alma os nossos visitantes.

   Um trabalho de excelência, oferecido a todos os que cá vêm, é um cartão-de-visita para os que desejem, assim como este casal Belga obter a alma de Fafião. A Associação Vezeira de Fafião não encaminha pessoas para poços e cascatas, prefere antes, uma aula bem didáctica pela Serra com imensos encontros com os que fazem de nós a aldeia em essência que somos. É com esses, os habitantes de Fafião, que desenhamos todos os dias pela nossa serra, pela nossa aldeia, um ofício de orgulho, a sintonia do comunitarismo.

54780cookie-checkCaminhadas Épicas
0 Shares