A Vezeira da Rés


O Preço do Desenvolvimento

   Em 2016 a Vezeira da Rés (Cabras) de Fafião era composta por várias famílias, contavam-se ainda efetivamente umas seiscentas cabras, mas a absorção do mundo rural pelo desenvolvimento, como acontece em todo o país, leva a que a procura de melhores condições de vida por parte das famílias, coloque as práticas comunitárias em risco de extinção. No passado o futuro dos jovens passava por seguirem as pegadas dos pais e avós, a vida agrícola era a única saída possível, o que não acontece hoje em dia. Os país procuram melhores condições para os seus filhos, e investem nas suas educações como acontece no mundo urbano, deixando o mundo rural a envelhecer assim como as tradições, ligadas por fios ténues e sensíveis a uma geração dos anos 40 e 50.

   Uma das duas últimas vezeiras existentes, a da Rés, teria em 2017 a sua sentença delineada quando as famílias deixaram de poder acreditar numa viragem, muitos pela idade avançada, porque guardar cabras na montanha não é tarefa fácil. É preciso levar os animais “ao monte” todos os santos dias do ano, quer chova, faça sol ou neve, são quase quinze quilómetros diários, o que transforma a tarefa muito árdua e penosa para um povo de facha etária acima dos 60. 

   Em 2019 restavam então os últimos dois pastores da Vezeira da Rés. 

A Associação e um Projeto de Amor

   Por volta do final do ano de 2018, voltou, em reunião da nossa Associação, a ser debatida a extinção de uma das Vezeiras, com a existência de apenas dois pastores, o rebanho não excederia por esta altura os seus setenta efetivos. A urgência imprimia um desagradável sabor aos filhos da terra, sócios da Associação maioritariamente, que não estavam dispostos a largar uma das tradições seculares da aldeia. Após um intenso debate, derivado essencialmente dos custos e responsabilidades que acarreta uma empreitada de salvação, a bom porto se chegou com unanimidade. A Vezeira da Rés seria revitalizada com um efetivo de Cabras da própria Associação, que empregaria mais um funcionário a seu cargo, construiria uma habitação para os animais, e ao mesmo tempo impulsionaria novas dinâmicas e estratégias com diversos objetivos futuros delineados para a sua auto-sustentabilidade. 

   Foi desta forma, apaixonada, e correndo enormes riscos financeiros que a Associação Vezeira de Fafião abraçou com alma este projeto, e não permitiu que fosse extinta esta tradição, parte intrínseca da cultura do baixo barroso, como estancou a mais que provável inexistência de cabras na aldeia. 

   2019 foi o ano da reconstrução, da projeção da Vezeira da Rés que conta hoje com mais de duzentas cabras na aldeia Comunitária de Fafião.

Ideologia do Projeto Vezeira da Rés

  • Não Permitir a extinção da Vezeira
  • Evitar a extinção da Cabra Bravia
  • Limpeza de Mato (Sapadoras)
  • Projetar o Conceito “Seja Pastor por Um Dia”
  • Potencializar a Gastronomia Local
39820cookie-checkA Vezeira da Rés
0 Shares