ESTAMOS DE REGRESSO!!!
Depois do enorme sucesso durante o ano de 2022, onde perto de cinco mil pessoas visitaram o nosso Festival Aldeia de lobos, regressamos com muitas novidades e inovações nas várias atividades a que se propõem este que é já um dos marcos deste verão. Dos Dj´s às Bandas passando pelos artistas que serão os protagonistas das galerias de arte, passando pelos rostos que este ano encherão a aldeia de animação! Esperamos por todos vós!
O Aldeia de Lobos está de volta!
Dia 7 e 8 de Julho, os Lobos descem à aldeia, a arte inundará as ruas e a música fará vibrar as paredes do Fojo.
Vemo-nos por cá!!!
CARTAZ OFICIAL DO FESTIVAL 2023
O Desvendar do nosso Evento
As baterias preparam este 2023 a toda a velocidade, e desta forma vai-se desvendando um pouco do que será o nosso Cartaz para o Festival Aldeia de Lobos. Deixamos abaixo, e aos pouco o alinhamento do que será o nosso Festival que promete encher de energia e alegria a aldeia comunitária de Fafião! Vá estando atento quer no nosso site quer nas nossas páginas das redes sociais cujo link dispo-mos no final desta página.
Onde Ficar?
Onde Ficar neste Festival? Deixamos aqui alguns dos alojamentos que marcam passo em 2023!
NO TRILHO DE MATANÇA (CAMINHADA)
Inscrições para a Caminhada
2023 é altura de inovar, presenteamos todos os adeptos das caminhadas com uma das paisagens mais exóticas do Parque Nacional. O Mastro para esta manhã será o mestre Alcides Afonso, nativo da aldeia e conhecedor a fundo das zonas mais recônditas da Serra do Gerês especialmente na área de Fafião! Tudo será história nestes aproximados 9kms de Serra com paisagens de arrepiar. Matança é um reduto selvagem ímpar! Relembramos que o preço da caminhada é de 10€ e reverte para a nossa Associação Vezeira de Fafião responsável por vos oferecer um festival com esta dimensão de forma gratuita! Portanto, toda a participação nesta caminhada é uma forma de contributo e manutenção do Festival!
HUMBERTO BORRALHEIRO
1BERTO BORRALHEIRO, sabe o que diz e sabe o que faz. Conhecido pela arte de surpreender, espalhou por Fafião um jardim no Aldeia de Lobos 19′. Em 2022 marcou-nos com uma excepcional e criativa tela de cores e animais em enormes telas! O que será este Ano Humberto? Vamos aguardar pelo festival para perceber!
LUÍS BORGES
LUÍS BORGES, um ser humano de imensas paixões, sendo uma delas inequivocamente o Parque Nacional, este ano irá dar brilho a uma das nossas galerias com os seus incríveis e intemporais registos fotográficos. A sua sensibilidade leva-nos muito longe. Não perca a oportunidade de conhecer um brilhante trabalho de anos dentro destas que são as serras do Parque Nacional.
MÁRIO CUNHA
O MÁRIO CUNHA, é um dos mais conceituados fotógrafos de paisagem nacional. Embaixador oficial da marca Olympus dedicou uma enorme parte da sua vida a fotografar o nosso único Parque Nacional. Uma das suas paixões são as árvores autóctones! Dos Carvalhos aos Sobreiros poderemos na sua galeria de arte apreciar as divas da Serra do Gerês!
CARLOS PONTES
CARLOS PONTES, o Homem dos Lobos cá do Parque Nacional. Fotógrafo conceituado que percorre a serra de Lés a Lés oferecerá este ano, a par do ano passado algumas novidades. Se o ano passado os seus incríveis registos faziam galeria, decidimos puxar o Carlos para as ruas da Aldeia e sermos um bocado mais ambiciosos!
THAT GERMAN GUY
Nascido em Estugarda, os seus sets reflectem as suas várias influências musicais e caracterizam-se por misturas rápidas e pela fusão dos grandes clássicos do Drum & Bass com os temas mais actuais, numa viagem entre o liquid/deep, o jump-up e o neurofunk.
DU-DAS
Não há limites para os ouvidos de Du-das, a música está sempre em primeiro plano. Emprega a sua dedicação, amor e paixão na seleção de faixas dançantes e estimulantes, fazendo com que os ouvintes se elevem para um estado físico e mental de libertação. Há uma inclinação positiva para as vertentes mais techno da scene espanhola mas com o seu engenho e arte vagueia por todos os cantos da pista de dança.Um regalo para quem o escuta.
CURCUMBIA
Curcumbia, uma banda multicultural que te vai fazer dançar ao som de ritmos latinos, numa viagem de sonhos e emoções, composta por músicos do Brasil, Itália, Chile, Portugal e Argentina, vão trazer a Cúmbia ao Aldeia de Lobos. https://www.youtube.com/watch?v=y-bgeItVL1s
GAITEIROS DE PITÕES
De Pitões das Junias, terra celta, os Gaiteiros de Pitões renasceram, e prometem mexer as ruas e vielas do Festival Aldeia de Lobos.
PEDRO TABUADA
Rejeita qualquer introdução, Pedro Tabuada é um dos melhores Dj´s nacionais e promete animar a noite em Fafião!
CHARANGA ALAMBIQUE
Vindos da Galiza, dinâmicos e com ritmos quentes, prometem aquecer as ruas do Aldeia de Lobos, destilando alegria Charanga Alambique
VALQUÍRIAS
Sempre prontas para a batalha, as nossas Valquírias são guerreiras de corpo e alma, as suas armas são os instrumentos musicais. Com um espírito animado e de bravura, prometem agitar o público na Aldeia de Lobos.
EVOLS
Evols são uma banda influenciada por toda a música psicadélica que se reinventa há quase 60 anos em que as guitarras são Deus e o seu culto, uma religião. Com uma secção rítmica de poderes ilimitados e agora com teclados espaciais, os Evols entram facilmente em convulsão levando ao limite as potencialidades sónicas do seu arsenal. https://www.youtube.com/watch?v=LaBt83YB9pM
IB-13
IB13 é um alter ego artístico criado com objetivo de sensibilizar as pessoas na conservação da natureza, com foco no lobo ibérico. Com uma seleção musical cuidadosa IB13 permite ao ouvinte ter uma viagem introspectiva.
RITMOS CHULULTEKA
Quem melhor que @ritmoscholulteka para abrir a nossa onda de confirmações no Aldeia de Lobos? Bruno Zayas aka @ritmoscholulteka vindo do Mexico, com ancestrais que remontam á civilização Cholula, vai aquececer a noite de Sexta-Feira com ritmos eletronicos que são uma viagem pelo mundo, mas com a Cumbia no sangue!
SÉRGIO MIRRA
A cultura é a identidade de um Povo, como ja nos é instrinseco, não fugimos a ela. Sergio Mirra, os seu cavaquinhos, Gaitas de Foles e Braguesas irão fazer as hostes, e abrir o Aldeia de Lobos de mãos dadas com a cultura portuguesa.
MAKHNO
Makhno balança a exploração da diversidade da música de dança com um populismo de quem cresceu na pista. Evoluiu como DJ como membro das Dark Sessions de Braga e passou uns anos em Amsterdão a cultivar curiosidade por música club intensa e expansiva. Mistura sem limites, mas sempre com o olho no público. Vale tudo: Techno, Breakbeat, UK Club, Electro, Acieed e Tribal. Através da energia da pista, passa de grooves funky até às percurssões mais frenéticas, com espaço para momentos emocionais para levar para casa.
UMA VIAGEM PELO NOSSO FESTIVAL
Uma visão Abrangente sobre o Evento
2019 foi o ano de afirmação do nosso Festival Aldeia de Lobos, uma realização 100% fafiota. Assumimos a realização deste festival que em vários parâmetros o diferenciam de todos os outros, um tributo ao Lobo Ibérico, espécie que nos caracteriza a nível identitário e antropológico. O Festival realiza-se sempre no final de Junho, início de Julho, altura em que o nosso gado se encontra em sistema de transumância pela nossas serra nas entranhas do nosso Parque Nacional, é a altura em que podemos usar as suas habitações que chamamos de cortes transformando-as em galerias de arte com a identificação de cada proprietário. Aqui são exibidas exposições de fotografia, de pintura e escultura animando as vielas e ruelas da aldeia comunitária de Fafião.
Mas a arte não surge só no Festival Aldeia de Lobos como expressionismo de galerias, há muita música de rua à mistura, e um palco natural criativo que é o nosso Fojo do Lobo, monumento histórico da aldeia, que devidamente iluminado é o local onde bandas e Djs atuam pela noite dentro animando as hostes. Há ainda um espaço Zen, numa das áreas mais elevadas da aldeia, onde a musicalidade é mais transcendental e apelativa a um “sunset”. Existe também um espaço direcionado e preparado para os mais novos com vários entretenimentos monitorizado por especialistas ao qual damos o nome de Espaço Júnior.
O Povo participa ativamente neste festival com eventos durante o dia onde se podem ouvir e partilhar histórias da Serra e dos Lobos pela voz dos anciãos da aldeia. Existe ainda uma queimada luso-galaica tradição também ancestral celta que remonta às nossas longínquas origens, onde se expulsam os males. Há produtos locais à venda no Mercado da Aldeia, uma Praça da Alimentação e também uma Adega onde se bebem bebidas típicas e exclusivas da região e uma caminhada para os mais ávidos que desejem conhecer as nossas relíquias naturais ao longo de um dos trilhos mais interessantes da aldeia, onde destacamos o famosos Poço Verde, lagoa paradisíaca. O ano de 2019 foi um tremendo sucesso. Não falte já em 2022 ao seu regresso, porque o Festival Aldeia de Lobos veio para ficar.
O nosso Festival Aldeia de Lobos nasceu de um conceito em 2018 que visa prestar um tributo etnográfico, antropológico e cultural da ligação do Lobo Ibérico (Canis Lupus Signatus) ao ser Humano. Uma viagem entre o Passado e o Presente onde a proteção da espécie é vital para nós. É realizado por todos os Sócios da Associação Vezeira de Fafião que arduamente trabalham durante o ano para poder abrir portas durante as datas do evento.
2022, um ano marcado pela presença de aproximadamente 5000 pessoas no nosso festival, um marco de sucesso no nosso município, um ano incrível que pode para além de contar com essa enorme falange de nossos seguidores com presenças muito interessantes no mundo das artes.
After Movie Festival Aldeia de Lobos 2022
After Movie Festival Aldeia de Lobos 2019
Galeria Fotográfica 2019
CARTAZ OFICIAL DO FESTIVAL
Cabeças de Cartaz 2023
Cabeças de Cartaz 2019
Siga as nossas páginas nas Redes Sociais para estar Actualizado
FESTIVAL ALDEIA DE LOBOS NO FACEBOOK
FESTIVAL ALDEIA DE LOBOS NO INSTA