O Festival Aldeia de Lobos

ESTAMOS DE REGRESSO!!!

  Após uma longa paragem de dois anos, efeito causa da pandemia a que fomos sujeitos, o Festival Aldeia de Lobos, e após um épico sucesso na sua edição de 2019 está de Volta. Vamos Mantendo nesta nossa aba toda a informação inerente ao evento. Haverá muitas novidades e muitas melhorias estruturais este ano. Fiquem atentos. 

   O Aldeia de Lobos está de volta!
De 1 a 3 de Julho, os Lobos descem à aldeia, a arte inundará as ruas e a música fará vibrar as paredes do Fojo🐺

Vemo-nos por cá!!!

CARTAZ OFICIAL DO FESTIVAL 2022

O Desvendar do nosso Evento

  As baterias preparam este 2022 a toda a velocidade, e desta forma vai-se desvendando um pouco do que será o nosso Cartaz para o Festival Aldeia de Lobos. Deixamos abaixo, e aos pouco o alinhamento do que será o nosso Festival que promete encher de energia e alegria a aldeia comunitária de Fafião! Vá estando atento quer no nosso site quer nas nossas páginas das redes sociais cujo link dispo-mos no final desta página. 

   Após estes dois anos de pandemia, de limitações e proibições o cenário volta a ser favorável a que todos juntos possamos usufruir de um festival que teve um enorme sucesso em 2019. Estávamos ansiosos, e com muita vontade de vos receber. Este ano melhoraremos alguns aspetos do nosso Festival, uma espécie de “upgrade” em todos os nossos espaços, alguns dos nossos convidados, como poderão constatar, serão os mesmos de 2019, que nos trarão novidades dos seus trabalhos, e outros serão as novidades.  Vamos abrindo aos poucos o véu, portanto esteja atento e siga a nossa página, passamos já de seguida aqueles que serão o 2022 do Festival Aldeia de Lobos. 

NO TRILHO DOS LOBOS (CAMINHADA)

Inscrições para a Caminhada

 

 

O Trilho dos Lobos compreende um pequeno Percurso pedestre em volta da Aldeia Comunitária de Fafião. Serão cerca de 7kms de muita história, muita natureza guiados pelo Sr. Alcides, um dos homens que melhor conhece as tradições, a cultura e os atalhos da Serra do Gerês. As inscrições estão no Link. Inscrevam-se.

CATARINA VALE

   Catarina Vale, limiana de gema, a arte corre-lhe nas veias como a agua corre no Rio Lima. Suave e fluida, o seu traço facilmente fica na memória. É um regresso a 2019, onde marcou presença com os seus fantásticos projetos artísticos. Trará novidades certamente. 

O MUNDO MINIMO

   O Mundo Minimo, um projeto incrível do Luciano Duarte no mundo da escultura em Madeira, estará presente este ano numa das nossas galerias espalhadas pela aldeia. 

   Há um Luciano Duarte que faz figurinhas em nicos de madeira que parecem alfinetes a observarem o mundo. São umas pessoinhas mínimas e esticadas que se amontoam nuns pedaços de lugar e ficam como se fossem gente normal. Por vezes, não são nem lascas de madeira, são grãos de arroz, e têm as mesmas caras e, igualmente, espreitam. Pessoinhas que espreitam tudo.
Colocamos a peça sobre o móvel e o móvel fica pasmado a olhar para nós.
Esculpir tão pequenino deve ser como tocar um piano de Schubert. É preciso ter dedos breves para se chegar ao pormenor ínfimo. Alguns artesãos não perdem nada para Schubert, quero eu dizer. Criam uma delicadeza impressionante assente na mestria das formas, no circense do talento. Há sempre uma dimensão circense no talento. Uma espécie de impossível que comparece e nos provoca a admiração e o espanto. Assegura-nos da raridade.

HUMBERTO BORRALHEIRO

1BERTO BORRALHEIRO, sabe o que diz e sabe o que faz. Conhecido pela arte de surpreender, espalhou por Fafião um jardim no Aldeia de Lobos 19′. Em constante renovação, nao trará menos que uma caixinha de surpresas pra 2022.

PARAGUAII

  Paraguaii é o projecto formado por Giliano Boucinha (guitarra e voz) e Zé Pedro Correia (synths e baixo) – ao vivo a banda apresenta-se também com um baterista convidado… Tal como as origens do país em que se inpiraram, também o som dos Praguaii pode ser um mistério para muitos.

   Os Paraguaii são um mistério. “É isto pós-punk? É isto space rock? É isto uma banda rock que sabe dançar–e quem disse, na verdade, que as bandas rock não sabem dançar? Não chegaremos a nenhuma conclusão definitiva, até porque os Paraguaii são tudo isso, e até mais.”
🐺🐺🐺🐺
2 de Julho de 2022 no Aldeia de Lobos

WEST COAST MAN

   “Na pequenez dos subúrbios, nascem almas maiores do que a terra previa quando inventou as fronteiras. É neste lugar que West Coast Man nasce. Apoderado por uma ânsia invulgar de estar noutro lugar. Num lugar-canção que seja a paisagem perfeita para uma mente perturbada por vontades”

MUSHINA

   Mushina leva-nos numa mística e ritmica viagem, misturando sons de eletrónica profunda com a magia de ritmos inspirados em civilizações remotas, culturas indígenas e rituais ancestrais

O que foi a nossa Versão do Festival em 2019

Uma visão Abrangente sobre o Evento

  2019 foi o ano de afirmação do nosso Festival Aldeia de Lobos, uma realização 100% fafiota. Assumimos a realização deste festival que em vários parâmetros o diferenciam  de todos os outros, um tributo ao Lobo Ibérico, espécie que nos caracteriza a nível identitário e antropológico. O Festival realiza-se sempre no final de Junho, início de Julho, altura em que o nosso gado se encontra em sistema de transumância pela nossas serra nas entranhas do nosso Parque Nacional, é a altura em que podemos usar as suas habitações que chamamos de cortes transformando-as em galerias de arte com a identificação de cada proprietário. Aqui são exibidas exposições de fotografia, de pintura e escultura animando as vielas e ruelas da aldeia comunitária de Fafião. 

   Mas a arte não surge só no Festival Aldeia de Lobos como expressionismo de galerias, há muita música de rua à mistura, e um palco natural criativo que é o nosso Fojo do Lobo, monumento histórico da aldeia, que devidamente iluminado é o local onde bandas e Djs atuam pela noite dentro animando as hostes. Há ainda um espaço Zen, numa das áreas mais elevadas da aldeia, onde a musicalidade é mais transcendental e apelativa a um “sunset”. Existe também um espaço direcionado e preparado para os mais novos com vários entretenimentos  monitorizado por especialistas ao qual damos o nome de Espaço Júnior. 

   O Povo participa ativamente neste festival com eventos durante o dia onde se podem ouvir e partilhar histórias da Serra e dos Lobos pela voz dos anciãos da aldeia. Existe ainda uma queimada luso-galaica tradição também ancestral celta que remonta às nossas longínquas origens, onde se expulsam os males. Há produtos locais à venda no Mercado da Aldeia, uma Praça da Alimentação e também uma Adega onde se bebem bebidas típicas e exclusivas da região e uma caminhada para os mais ávidos que desejem conhecer as nossas relíquias naturais ao longo de um dos trilhos mais interessantes da aldeia, onde destacamos o famosos Poço Verde, lagoa paradisíaca. O ano de 2019 foi um tremendo sucesso. Não falte já em 2022 ao seu regresso, porque o Festival Aldeia de Lobos veio para ficar.

   O nosso Festival Aldeia de Lobos nasceu de um conceito em 2018 que visa prestar um tributo etnográfico, antropológico e cultural da ligação do Lobo Ibérico (Canis Lupus Signatus) ao ser Humano. Uma viagem entre o Passado e o Presente onde a proteção da espécie é vital para nós. É realizado por todos os Sócios da Associação Vezeira de Fafião que arduamente trabalham durante o ano para poder abrir portas durante as datas do evento. 

After Movie Festival Aldeia de Lobos

Galeria Fotográfica 2019

CARTAZ OFICIAL DE 2019

Cabeças de Cartaz 2019

Siga as nossas páginas nas Redes Sociais para estar Actualizado

Em 2020 criamos a Cerveja Aldeia de Lobos em conjunto com a Cervejeira Letra (Vila Verde) para assinalarmos e honrarmos a existência do mesmo, uma edição limitada de uma Saison de Medronho e uma IPA, em 2021 voltamos a apostar na fórmula de Sucesso, mas desta vez criamos uma IPA de Medronho, com o fruto extraído das árvores da Aldeia. Um trabalho realizado por dezenas de Sócios da Associação Vezeira de Fafião. Estamos muito orgulhosos deste feito, os locais de venda são o Ecomuseu de Barroso Pólo de Fafião, o Café/Bar Fojo dos Lobos , o Hostel Retiro do Gerês em Fafião, e a Loja do Parque em Covide, montra de produtos exclusivos ao Parque Nacional da Peneda-Gerês.

34480cookie-checkO Festival Aldeia de Lobos
0 Shares