Arregalar as Vistas em Fafião

Dinâmicas Frutíferas

   A Aldeia de Fafião é nos dias de hoje, a par de Pitões das Júnias e do Soajo um dos locais mais cobiçados do Parque Nacional da Peneda-Gerês, facto que deriva da sua localização geográfica bem como do trabalho de excelência que tem vindo a ser realizado na sua promoção dentro e fora do país pela sua população. Esta dinâmica colhe os seus frutos nestes últimos cinco anos, e a aldeia vai providenciando com relativa naturalidade uma série de alterações que a têm melhorado e transformado nessa apetitosa procura.  

Estruturas

   Em 2017 Fafião começou a artilhar a aldeia com estruturas de sucesso, num claro simbolismo ao anfitrião natural controverso, diferencial entre o passado negro e o futuro mais amistoso, nasceram dois Lobos Ibéricos em ambas as entradas da povoação, nasceria para além do Conceito de Aldeia comunitária a conceção de Aldeia de Lobos com justo mérito, pois reside em Fafião uma das armadilhas mais antigas e mais bem preservadas da península ibérica usada em inícios do século XVI no encalço da espécie.

   Em 2018 a aldeia passaria por novas alterações, nasceria fruto do trabalho colaborativo entre várias entidades, das quais destacamos a nossa, o conselho diretivo de Baldios e a Câmara Municipal de Montalegre, o PR01 de Montalegre conhecido como o Trilho do Pão e Azeite devidamente trabalhado nos seus mais de 12kms numa mistura de área Natural com as tradições e a cultura da aldeia.

   Pelo ano de 2019 nasceria um dos mais icónicos miradouros nacionais, o Miradouro de Fafião, composto por uma plataforma acima dos 12 metros que serve de ponte entre uma rocha de onde brotam pinheiros (o miradouro em si) e outro maciço granítico que o separa. A completar este trilho foi redesenhado o trilho temático do Lobo que faz a ligação do Fojo do Lobo ao miradouro passando por uma mini frincha onde os visitantes podem testar a sua audácia em lidar com áreas estreitas.

Poço Verde
Uma das lagoas mais procuradas do Parque Nacional da Peneda-Gerês
Miradouro de Fafião
O Miradouro mais belo do Parque Nacional
Poço da Cancela
Restaurar as energias num espaço imaculado.
Eira da Galega
Miradouro natural para núcleo habitacional da aldeia, antiga eira onde era feita a malhada. Vista privilegiada sobe a Serra da Cabreira.
Estátua do Lobo Ibérico
Em ambas as entradas do município ficam as estátuas em honra do Lobo Ibérico, uma das imagens icónicas da Aldeia de Lobos, Fafião.
Lagar do Azeite Comunitário
Localizado junto ao Rio Fafião, o lagar hidráulico e comunitário da aldeia é servido ainda por um velho moinho.
Eira da Cancela
Espaço usado pelas famílias mais abastadas da aldeia para malhar o grão.
Fecha do Quelhão
Uma das mais imponentes cascata do Parque Nacional.
Darksky Fafião
A par do Alqueva, o território serrano fafioto oferece um dos melhores observatórios naturais à Astro Fotografia.
Cabanas do Pastoreio
Um legado dos antepassados, os abrigos das vezeiras são visitáveis na Serra.
Previous
Next
32820cookie-checkArregalar as Vistas em Fafião
0 Shares