Arregalar as Vistas em Fafião

Dinâmicas Frutíferas

   A Aldeia de Fafião é nos dias de hoje, a par de Pitões das Júnias e do Soajo um dos locais mais cobiçados do Parque Nacional da Peneda-Gerês, facto que deriva da sua localização geográfica bem como do trabalho de excelência que tem vindo a ser realizado na sua promoção dentro e fora do país pela sua população. Esta dinâmica colhe os seus frutos nestes últimos cinco anos, e a aldeia vai providenciando com relativa naturalidade uma série de alterações que a têm melhorado e transformado nessa apetitosa procura.  

Estruturas

   Em 2017 Fafião começou a artilhar a aldeia com estruturas de sucesso, num claro simbolismo ao anfitrião natural controverso, diferencial entre o passado negro e o futuro mais amistoso, nasceram dois Lobos Ibéricos em ambas as entradas da povoação, nasceria para além do Conceito de Aldeia comunitária a conceção de Aldeia de Lobos com justo mérito, pois reside em Fafião uma das armadilhas mais antigas e mais bem preservadas da península ibérica usada em inícios do século XVI no encalço da espécie.

   Em 2018 a aldeia passaria por novas alterações, nasceria fruto do trabalho colaborativo entre várias entidades, das quais destacamos a nossa, o conselho diretivo de Baldios e a Câmara Municipal de Montalegre, o PR01 de Montalegre conhecido como o Trilho do Pão e Azeite devidamente trabalhado nos seus mais de 12kms numa mistura de área Natural com as tradições e a cultura da aldeia.

   Pelo ano de 2019 nasceria um dos mais icónicos miradouros nacionais, o Miradouro de Fafião, composto por uma plataforma acima dos 12 metros que serve de ponte entre uma rocha de onde brotam pinheiros (o miradouro em si) e outro maciço granítico que o separa. A completar este trilho foi redesenhado o trilho temático do Lobo que faz a ligação do Fojo do Lobo ao miradouro passando por uma mini frincha onde os visitantes podem testar a sua audácia em lidar com áreas estreitas.

32820cookie-checkArregalar as Vistas em Fafião
0 Shares