O Restaurante Fojo dos Lobos é uma referência gastronómica de excelência na aldeia de Fafião, a sua cozinha tradicional está nos comandos da proprietária, a Dona Maria. A carta é composta pela famosa posta do Barroso, pela deliciosa Costeleta de Vitela e pelo Bacalhau. Importante uma breve referência aos pratos sazonais, servidos especificamente nas suas épocas como são exemplo o Cozido, a chanfana de Cabra, o Cabrito e um dos nossos pratos favoritos, o Pernil Assado. A Dona Maria coloca ainda à disposição dos seus consumidores o prato do dia. Se vale uma visita? claro que sim!
- Posta de Vitela
- Cozido (Sazonal)
- Chanfana de Cabra (Sazonal)
O mais moderno e actual espaço gastronómico em Fafião conta também com a cozinha tradicional, a qualidade da carne mora neste espaço, a Posta Barrosã, o Naco de Vitela, e o mais cobiçado Tomahawk Barrosã, com uma subtil passagem pela nossa identidade nacional do Bacalhau eleva a fasquia de uma aldeia cada vez mais preocupada com o que é o serviço de excelência e sabores regionais, os pratos sazonais são também aqui trabalhados, nada como servir o prato da época, e nessa referência o proprietário Nuno Rebelo destaca a gastronomia de caça que é no Retiro do Gerês fulcral e dá como exemplo a Chanfana de Javali. O espaço “cozy” e a boa escolha vínica convidam a uma estadia prolongada no repasto. Deixamos ainda a indicação que este espaço faz parte integrante de um Hostel e de uma mercearia de produtos locais de referência. Terminamos com algo nos dias de hoje essencial, um espaço soberano onde se pode petiscar ao balcão, onde a oferta variada vai da alheira barrosã ao prego em pão passando pela chouriça barrosã e pelas incríveis tábuas de enchidos.
- Tomahawk de Barrosã
- Chanfana de Javali (Sazonal)
- Posta Barrosã
O tridente de restauração termina com o prestigiado e bem localizado restaurante Área Protegida. No espaço da Dona Fátima, proprietária e cozinheira, a Chanfana de Javali, servida na sua época é rainha. No entanto já tivemos a possibilidade de provar a Chanfana de Cabra, e ficamos na dúvida de qual seria melhor. Com uma vista abissal para o Cávado este restaurante oferece também uma excelente aposta gastronómica na cozinha regional.
- Cozido (Sazonal)
- Costeleta de Vitela
- Chanfana de Cabra (Sazonal)
O Café e Bar Fojo dos Lobos é um dos ícones de Fafião, o proprietário, Valter Afonso, um dos jovens mais criativos da aldeia, a sua aposta em inovações e ideologias transformou este local num dos mais procurados dentro das aldeias do parque nacional. Do Gin ao Bartending de assinatura, não há bebida nem festa que falte ao espaço. Todos os anos são realizados concertos ao vivo, dispõem de uma explanada muito agradável que serve bem de ligação entre o turismo e a população da aldeia. A parte gastronómica é peculiar na escolha de tábuas de enchidos e queijos e os seus hambúrgueres são também eles já uma referência onde prima o sabor da evolução.
- Hambúrger
- Concertos ao Vivo (Sazonais)
- Bartending
A Bina, como é apelidado o espaço, com o nome da proprietária, é um dos restaurantes com melhor localização paisagística, a experiência que temos, no que toca à gastronomia é muito positiva, a posta e a costeleta são aqui intensos de sabor, irrigados com uma excelente escolha de vinhos. Primam as sobremesas, as entradas e as escolhas das acessíveis diárias. O renovado espaço dispõem de excelente condições para receber o turismo local, é cada vez mais uma referência em terras do baixo Barroso.
- Costeleta de Vitela
- Posta de Vitela (Por Encomenda)
- Diárias
António da Volta, proprietário deste espaço oferece no centro da Vila uma janela para a Surreira do Meio Dia, icónica montanha de Cabril. Aqui serve-se de tudo um pouco, é um dos espaços mais visitados pelos locais e ponto de paragem do turismo da região. Se a sua vontade é petiscar, almoçar, jantar acaba por encontrar uma enorme variedade de gastronomia virada quer para o snack, quer para o regional.
- Vitela
- Snacks
- Diárias